Vereadores participam de sessão ordinária

Foi realizado na tarde desta segunda-feira, 11 de março, mais uma sessão ordinária. Assumiu a vaga deixada pelo vereador Willian Freitas para tratar de assuntos particulares, o suplente de vereador Abílio Alves da Guia, morador da Itamarati Norte.

Em pauta no pequeno expediente foram apresentadas cinco indicações. A de número 334 e 337/24, de autoria dos vereadores Gringo, Beito Machadinho, Marcio Nascimento e Marcelo Burgel, solicitou ao Executivo a necessidade da aquisição de um ônibus leito de 46 lugares para a Secretaria de Saúde e outro para atender as demandas da Ampara.

O vereador Abílio apresentou duas indicações, 335 e 337, solicitando atendimento de saúde no Distrito de Itamaraty Norte no período noturno. Segundo ele, a falta deste serviço tem dificultado muito aqueles moradores. Outro pedido feito pelo vereador Abílio é sobre a necessidade da construção de 03 salas de aulas na Escola Municipal de Educação Infantil naquela localidade.

A implantação de uma academia de ginástica, parque infantil e bebedouros na praça César Caldatto, foi defendida pelo vereador Beito Machadinho pela indicação 338.

No Grande Expediente deram entrada os projetos de lei nº 76 de autoria do vereador José Marciano, denominando a pista de caminhada paralela a Rua Mandacaru no Bairro Jardim Alvorada como “Pista de Caminhada Celso Pasqual Redivo”.

O vereador Gringo apresentou o projeto de lei 77, que solicita a realização de censo para diagnóstico de crianças e jovens com transtornos do espectro autista (TEA), matriculados nas escolas do município.

O projeto 073, contou com a assinatura dos vereadores Gringo, Willian Freitas, Marcelo Burgel e Vanderlei Baioto, solicitando a implantação de vagas de estacionamento preferenciais às pessoas com transtornos de espectro autista, sinalizadas com o símbolo mundial da conscientização do autismo.

De sua autoria também foi o projeto 79, que inclui no calendário oficial de eventos do município a “Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista”.

Outra propositura apresentada pelo vereador Gringo homenageou com Moção de Aplausos os atletas e diretoria da equipe Vitória Sports Futebol Club, vencedora do torneio e society realizado dia 3 de março no Jardim das Palmeiras.

O vereador Fabio do Agem apresentou dois requerimentos, o de número 150 solicita a revitalização do parquinho da Praça Odenir Ortolan e o de número 151 cobrou a fiscalização, notificação e a realização de limpeza dos terrenos públicos, principalmente aos arredores das escolas, unidades de saúde e canteiros centrais da cidade.

O Poder Executivo apresentou dois projetos de lei solicitando abertura de crédito adicional suplementar. O de número 8/24, no valor de R$ 603.000,00 será destinado para suprir a dotação orçamentária para a conclusão da nova Unidade Descentralizada de Reabilitação, bem como repasses financeiros para a APAE que deverá ser utilizado para efetivar o termo de fomento da atividade de Equoterapia. O outro pedido envolve o montante de R$ 400.000,00 tendo como finalidade o repasse de R$ 200.000,00 para Polícia Judiciária Civil, utilizando recursos de anulação intraorçamentária cedidos pela Câmara Municipal conforme ofício nº 029/2024 – ADCM e o restante para suprir o valor de repasse ao Sindicato Rural pelo termo de fomento para a realização da 15ª Parecis SuperAgro.

Deu entrada também o projeto de lei 02/2024 que trata sobre o Plano Plurianual – PPA e diretrizes orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2024.

O vereador Marcio apresentou Moção de Aplausos direcionada aos participantes da Escola Estadual Padre Arlindo do 1º Torneio de Robótica de Mato Grosso, pela conquista do 1º lugar.

O vereador Gringo também apresentou cinco projetos de decreto legislativo concedendo título de Mulheres Destaques, dirigido à mulheres pelos serviços prestados a comunidade.

A próxima sessão ordinária será realizada no dia 25 de Março de 2024 no plenário da Câmara Municipal a partir das 16h30.

foto_7.jpg