Vereadores discutem projetos em Sessão Ordinária

A Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis realizou, na segunda-feira (06.05), a Sessão Ordinária.

Ao todo, 10 indicações foram apresentadas em busca de melhorias para a população local. Sendo elas:

Indicação nº 353/2024, de autoria dos Vereadores José Marciano e Satílio Neves, ao Poder Executivo a necessidade de reforma e ampliação no toldo da Escola Municipal Antônio Pereira.

As indicações nº 354/2024 e 357/2024, de autoria do vereador Satílio Neves, visam a construção de um alambrado em torno de toda área da capela mortuária e a necessidade de implementação e padronização de horário cívico nas escolas municipais, respectivamente.

De autoria do vereador Joaquim Equip, a indicação nº 355/2024 visa a implantação de iluminação nas quadras de esporte localizadas na Rua Amazonas, no bairro do Jardim das Palmeiras, e a instalação de lixeiras e bancos na academia ao ar livre existente no mesmo local.

As indicações nº 359/2024 e nº 360/2024, de autoria do vereador José Marciano, indicam ao Executivo Municipal a instalação de grades nos bueiros nas ruas e avenidas do município e a instalação de redutores de velocidade em determinados cruzamentos do município, respectivamente.

O vereador Aldair dos Santos apresentou quatro indicações. Indicação nº 356/2024 ao Poder Executivo, indica a necessidade de fiscalização e melhoria dos serviços de limpeza urbana bem como a aquisição de mais dois caminhões varredeira para atender as demandas de limpeza das vias públicas do município. Indicação nº 358/2024 indica a viabilidade de implantação de auxílio-moradia aos policiais civis e militares e bombeiros que trabalham no município de Campo Novo do Parecis. Indicação nº destaca a necessidade de construção de calçada na rua lateral da Escola Estadual Parecis, na Avenida Minas Gerais, e aos fundos da escola, na rua Luiz Felipe Scolari e Indicação nº 362/2024 indica ao Poder Executivo a necessidade de implantação de hortas nas escolas municipais.

No Grande Expediente esteve em pauta 2 Moções de Aplausos e três requerimentos do Legislativo Municipal.

A Moção de Aplausos nº 83/2024, de autoria dos vereadores José Marciano, Satílio Neves e Aldair dos Santos é dirigida ao João Filho Coelho de Souza (Lapó) por seu trabalho com o esporte no município.

A Moção de Aplausos nº 84/2024 foi apresentada pelos parlamentares Marciano e Satílio e visam reconhecer o trabalho do Pastor Fábio Sales e da Missionária Kaina Nogueira da Igreja Soberania de Deus.

Os requerimentos são de autoria do vereador José Marciano e visam: Requerimento nº 160/2024 a informação à Casa de Leis quanto a previsão das obras na nova área cedida para implantação do cemitério municipal. Requerimento nº 161/2024, que seja informada a previsão da realização de limpeza nas praças públicas locais e, por fim, o Requerimento nº 162/2024 que solicita informações ao Executivo sobre a instalação de lixeiras na Praça Dona Leopoldina Thiesen, popularmente conhecida como Praça das Antenas.

O Projeto de Lei nº 17/2024, de autoria do executivo Municipal, que altera emendas parlamentares individuais nº 046, 048 e 051 e as de bancada nº 009, 014 e 042, constantes na Lei Municipal nº 2.518 de 19 de dezembro de 2023, que dispõem sobre a Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2024 foi aprovado em discussão única, durante a Ordem do Dia.

Também em discussão única foi aprovado o Projeto de Resolução nº 14/2024, de autoria da mesa diretora, que regulamenta o sistema de adiantamento na Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis.

De autoria do vereador Vanderlei Baioto e demais vereadores, as Moções de Aplausos nº 79/2024 e 82/2024, respectivamente dirigidas a Silvana Nunes Viana Paiva, pelo trabalho e desempenho da Secretária de Educação no trato com alunos, professores e funcionários no período que esteve à frente da gestão da pasta na administração pública e aos envolvidos ao projeto “Ir para Incluir”.

As Moções de Aplausos nº 80 e 81/2024 também foram aprovadas. De autoria dos vereadores José Marciano e Satílio Neves, as honrarias homenageiam o Pastor Givanilson Luiz dos Santos, da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Jerusalém e o Pastor Moisés da Silva Neves, da Igreja Jeová Rafa, pelos anos de exercício no ministério pastoral.

Utilizou a tribuna no fim da Sessão Ordinária, a professora Vera Cristina Quadros, do Instituto Federal de Mato Grosso, Câmpus Campo Novo do Parecis, com o objetivo de apresentar as pautas e reivindicações da greve dos servidores da instituição federal de ensino.

A próxima Sessão Ordinária acontece no dia 13 de maio, às 16h.

01_sessão.png