hospial2022.jpg
O presidente da Câmara, vereador Willian Freitas e demais vereadores apresentam na sessão ordinária de hoje, 08 de agosto, requerimento solicitando informações sobre a implantação do piso salarial nacional de Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem no âmbito do Centro Hospitalar Parecis.
A propositura será encaminhada ao prefeito, com cópia ao Secretário Municipal de Saúde, ao Diretor Administrativo do CHP e à Presidente do Instituto São Lucas que administra o CHP.
Com a publicação da Lei Federal 14.434, entrou em vigor o piso salarial nacional do Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteira, estipulando que, em todo o país, enfermeiros não poderão receber menos que R$ 4.750, independentemente de trabalharem na iniciativa privada ou no serviço público federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal.
Para técnicos de enfermagem, o salário não pode ser inferior a 70% deste valor, ou seja, a R$ 3.325,00. Já os auxiliares e as parteiras não podem receber menos que a metade do piso pago aos enfermeiros, ou seja, abaixo de R$ 2.375,00. Dispõe a referida Lei, ainda, que o piso nacional entrará em vigor imediatamente, devendo os acordos individuais e os acordos, contratos e convenções coletivas respeitarem esses valores mínimos.
A enfermagem e suas atividades auxiliares, categorias de profissionais abnegados, que colocam em risco a própria saúde para salvar vidas de outras pessoas, encontravam-se absolutamente desvalorizadas. O reconhecimento popular da importância dessas categorias, infelizmente, não correspondia a remunerações dignas, por isso, há muito tempo os Vereadores desta Câmara Municipal vinham intercedendo pela valorização desses profissionais junto ao Governo Municipal, mantenedor do CHP.
Desta forma, o Legislativo solicita providências para a implantação imediata do piso salarial nacional a esses profissionais no âmbito do CHP, de forma a estabelecer uma condição digna de vida e trabalho a estes que fazem o sistema de saúde funcionar.