Os vereadores Marciano e Beito Machadinho estiveram, em Brasília, para fazer uma visita técnica no aterro sanitário do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Os parlamentares, foram buscar informações sobre a destinação de resíduos sólidos para embasar os projetos que Campo Novo do Parecis precisa implantar para se adequar a nova legislação sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O objetivo da visita foi conhecer o processo de triagem e destinação dos resíduos pela empresa e esclarecer acerca dos possíveis efeitos da implantação de um modelo semelhante em Campo Novo do Parecis.

De acordo com o vereador Marciano se faz necessário conhecer projetos que estão sendo implantados e que possam servir de modelo para a região, pois a instalação de unidade de triagem possibilitará a redução do valor gasto mensalmente com os serviços de coleta, transporte, transbordo e destinação final dos resíduos sólidos urbanos e o aumento do índice de reciclagem no município. Foi uma visita técnica muito importante para que possamos analisar de forma mais embasada o projeto de lei de instalação de unidade em nosso município, destacaram os vereadores Marciano e Beito.

Os vereadores também visitaram algumas Cooperativas que desenvolvem o trabalho de reciclagem do lixo. De acordo com o vereador Beito além de buscar alternativas para a coleta do lixo e sua destinação é necessário que se desenvolva paralelo o trabalho de reciclar este lixo. Estudos apontam que 500 toneladas dos resíduos que chegam ao aterro sanitário de Brasília são recicláveis. A pesquisa do SLU mostra que 25% dos descartes poderiam ser aproveitados para outra utilidade. Mesmo sendo modelo para o Brasil o projeto de aterro sanitário precisa caminhar lado a lado com campanhas educativas junto a comunidade para que o lixo seja destinado de forma correta possibilitando seu reaproveitamento, gerando emprego e renda, disseram os vereadores Beito e Marciano.