Governo do Estado e Prefeitura Municipal assinam convênio e implementam Atividade Delegada de militares em Campo Novo do Parecis

O secretário de segurança pública do estado de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, assinou nesta segunda-feira (10) em Campo Novo do Parecis, o convênio com a Prefeitura Municipal para a implantação da Atividade Delegada. A parceria possibilita que Policiais e Bombeiros Militares auxiliem em ações do município durante o horário de folga, aumentando o efetivo nas ruas.

“Estamos assinando um convênio que garantirá ainda mais segurança para a região. Esse momento para nós é muito importante, é o reconhecimento da qualidade do trabalho dos nossos profissionais", pontuou Bustamante.

A atividade prevê a remuneração do profissional militar com recursos próprios do município. De acordo com o prefeito Rafael Machado, Campo Novo terá mais segurança através da parceria entre o governo estadual e municipal.

Presente na assinatura do convênio, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Coronel PM Jonildo José de Assis, ressaltou a união dos esforços para a efetivação da atividade delegada, fomentando a segurança pública. “Um dia muito importante. Mais uma vez firmando e certificando a parceria do poder público municipal, através da Prefeitura, Câmara Municipal e sociedade civil organizada, onde mais uma vez a união de esforços fomenta e melhora a segurança”, concluiu Coronel PM Assis.

As discussões para a implantação da atividade no município tiveram início ainda no final de 2020, tendo os policiais militares otimistas para atuarem mesmo em horário de folga.

“Todos os policiais receberam a notícia com otimismo, pois acaba tornando o município mais seguro”, pontuou o Comandante da 16ª Companhia Independente de Polícia Militar de Campo Novo, Tenente Coronel PM Menegotto.
Também esteve presente no ato, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do estado de Mato Grosso, Coronel BM Alessandro Borges e o Comandante do Núcleo de Campo Novo, Tenente BM Marcel Bueno Santana, afirmando que a integração e a sinergia entre os poderes são de suma importância para avançar ainda mais na segurança pública.

Parte da comitiva, o Secretário Adjunto de Segurança Pública, Carlos Davim, Secretário Adjunto de Integração Operacional, Coronel PM Fortes e o Diretor de Interior de Polícia Judiciária Civil (PJC), Walfrido Franklin, estiveram presentes.
O presidente do Legislativo, Marcelo Burgel, destacou a importância da assinatura. “Essa não é apenas uma parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Governo, mas principalmente uma ação voltada para a população de Campo Novo do Parecis, que cresce muito e cada dia mais necessita de melhorias na segurança pública”, pontuou o parlamentar.

O vereador Márcio Nascimento, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (10), destacou a luta do Executivo e Legislativo para a assinatura do termo, “isso fornece um pouco mais de segurança com o mesmo efetivo, fazendo uma espécie de hora extra”, finalizou.

Na oportunidade, a Prefeitura Municipal realizou a entrega de equipamentos de radiocomunicação digital, que serão utilizados pela Polícia Militar de Campo Novo. Além disso, o Núcleo de Bombeiros Militares recebeu das mãos do Secretário Alexandre Bustamante, as chaves de uma nova Unidade de Resgate para auxiliar nos atendimentos.

Os vereadores Fábio Aguiar, Jorge Itamar e Joaquim Equip também acompanharam a agenda da comitiva, que no fim do dia foi recepcionada na Câmara Municipal também pelos vereadores Beito Machadinho, Marciano e Willian Freitas.