A solenidade de lançamento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 07, no Plenário da Câmara Municipal

Objetivando a prevenção e conscientização sobre a imensurável problemática das drogas, lícitas ou ilícitas, o Ministério Público, através da Promotoria de Justiça de Campo Novo do Parecis, em parceria com Executivo, Legislativo e Conselhos Municipais, lançou na manhã desta sexta-feira, 07, a Campanha “Drogas, Aprenda a Dizer Não”.

O lançamento foi conduzido pelo promotor de justiça Dr. Luiz Augusto Ferres Schimidt, que está à frente da campanha, e apresentou às autoridades e a comunidade que esteve presente no evento, documentário produzido e editado pela Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal, com depoimento de ex-usuários e familiares, que relataram um pouco dos enormes perturbações causadas pelo uso de drogas.

Na ocasião foram colhidas sugestões para alavancar a campanha e disseminar da melhor forma possível à ideia, e a comunidade participou ativamente neste sentido. Dentre os eventos que farão parte do cronograma estão a realização de palestras nas escolas, que serão conduzidas não por apenas um palestrante, mas por equipes formadas por profissionais de diversas áreas que tem ligação com o tema, caminhada pelas principais ruas da cidade, concurso com premiação para a melhor frase sobre o tema, que será realizado com alunos das escolas do município, dentre outros. O cronograma ainda não está finalizado e poderão surgir novas ações para incrementar a campanha. O Dr. Luiz Augusto dissertou sobre o lançamento e as pretensões futuras. “Nossa intenção inicial era realizar a campanha durante 2017, no entanto o prefeito municipal já se comprometeu em apoiar a iniciativa durante os quatro anos em que estiver à frente do Executivo Municipal. Nosso principal intuito é atingir de forma incisiva as crianças e adolescentes com medidas preventivas para que não entrem nesse caminho - geralmente sem volta -, pois a prevenção sai mais barato e é menos dolorosa que repressão”, concluiu Dr. Luiz Augusto.

A Câmara Municipal, não se isentou em apoiar e participar da campanha desde que foi convidada pela Promotoria, foi o que salientou o presidente da Casa, vereador Wagner Tavares. “Com certeza a Câmara Municipal não poderia ficar alheia em uma Campanha de suma importância como essa. Trabalho com segurança pública há mais de 20 anos em Campo Novo do Parecis, e constatei nesses anos que as apreensões de drogas estão ascendendo de forma assustadora, e a comunidade precisa estar alerta para essa fato e contribuir com essas medidas preventivas propostas por essa campanha”, relatou o presidente.

O prefeito Rafael Machado, enfatizou o problema social e de saúde pública que o uso de drogas reflete para comunidade, destacando ainda os custos que os tratamentos geram para o município. “Um dependente químico custa aos cofres públicos cerca de R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), mensais. Um recurso que poderia ser utilizado em outras áreas. Não podemos esquecer ainda que esse problema reflete em toda a comunidade, devido isso as ações de prevenção são de extrema importância”, finalizou o prefeito.