Avenida Frei Galvão recebe iluminação em LED

iluminacaofreigalvao.jpg
Após solicitação do presidente do Legislativo, Willian Freitas (PP), o Executivo Municipal realizou a instalação da iluminação em LED na Avenida Frei Galvão, no bairro Boa Esperança.
De acordo com o vereador Willian Freitas, a demanda da população é antiga e visa proporcionar mais segurança e qualidade de vida para os moradores do bairro.
O serviço foi finalizado e a iluminação já está funcionando em toda a extensão da via.

Presidente do Legislativo participa de lançamento do Educa Mais CNP

willianaprovacnp.jpg
O Presidente da Câmara Municipal, Willian Freitas (PP), representou o Legislativo na Cerimônia de Lançamento do Educa Mais Campo Novo do Parecis.
O programa a ser desenvolvido pela Secretaria de Educação do município, tem como objetivo elevar a qualidade da educação básica, através de novas capacitações dos profissionais, da inserção de novos materiais didáticos e tecnologias para a apresentação dos conteúdos aos alunos.
Em convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), O Educa Mais CNP foi lançado após a aprovação do Projeto de Lei nº 084/2022, em regime de urgência especial, na Câmara Municipal, durante Sessão Ordinária do dia 13 de setembro.

Vereador Fábio visita secretário e conhece novos projetos para a saúde do município

fabiosaude2022.jpg
Trabalhando em prol da saúde e buscando a qualidade nos serviços da pasta, o vereador Fábio do Agem (Podemos) tem se reunido constantemente com o secretário Dalmo Thomazzi.
Nesta terça-feira (20), o parlamentar esteve na secretaria, oportunidade em que conheceu o projeto de implantação do novo hospital municipal e as ideias de novos projetos a serem desenvolvidos pela pasta.
“Saúde, educação e segurança são nossos pilares. Buscamos sempre ter o conhecimento dos projetos e trabalhar para que eles sejam desenvolvidos com qualidade, beneficiando toda a comunidade local”, pontuou o vereador.
Fábio também parabenizou o secretário Dalmo, pelo trabalho que tem desenvolvido à frente da saúde.

Projeto pretende reduzir taxas de funcionamento e localização

marciogezi2022.jpg
Foi protocolado na última sexta-feira, 16, o Projeto de Lei Complementar 013/2022 objetivando alterações nos artigos 245-B e 245-C do Código Tributário Municipal. As alterações referem-se exclusivamente quanto as taxas de funcionamento e localização.
Na mensagem legislativa que acompanha o projeto consta a intenção do Executivo Municipal, que atendendo as demandas apresentas pelos comerciantes através da ACIC-CDL, contadores e apoio irrestrito da Câmara Municipal, busca diminuir a carga tributária com o intuito de fortalecer o comércio local.
O vereador Marcio do Nascimento que esteve participando das reuniões e dos estudos e a tempos defende a readequação na forma de cobrança da taxa do alvará de funcionamento esteve reunido com Gezi Júnior, secretário de Finanças na tarde desta sexta-feira, estará convocando uma reunião para esta terça-feira, as 15h na sala de reunião da Câmara para discutir com os demais vereadores as alterações que o projeto prevê.
Se aprovado o projeto o artigo 245-B estabelece que o valor da Taxa de Funcionamento será de 0,5% da Unidade Fiscal de Campo Novo do Parecis (UFCNP), por metro da área edificada para a atividade da empresa.
Já para os autônomos e profissionais liberais, o valor da taxa de funcionamento será de 1 (uma) Unidade Fiscal.
O Art. 245-C, do Código Tributário Municipal estabelece que o valor da taxa de localização corresponderá a 10% (dez por cento) do valor cobrado para a Taxa de Funcionamento. Em seu inciso 1º define ainda que as empresas que vierem a se instalar no município terão isenção da taxa de localização, sendo a mesma cobrada apenas no caso de mudança de endereço.

Incentivar a importância de ser um cidadão participativo na sociedade é objetivo de projeto desenvolvido pelo CRAS

williancriancas.jpg
Objetivando construir e fortalecer nas crianças e adolescentes o sentimento de pertencimento de uma comunidade, de um território e da vida em sociedade de modo geral o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, proporcionou a crianças e adolescentes que por ele são atendidas uma oportunidade de conhecer o Poder Legislativo Camponovense.
A temática trabalhada foi a Cidadania e para tanto estiveram visitando outras estâncias públicas e na Câmara puderam ter acesso aos trabalhos que são desenvolvidos pelos vereadores.
Os alunos aproveitaram a oportunidade para entregar ao presidente da Câmara, vereador Willian Freitas uma carta contendo algumas reivindicações que por eles foram apontadas. “Muitas dessas crianças tiveram a primeira experiência se tratando de legislativo e conhecendo a importância desta casa certamente despertará a vontade e a necessidade de estarem participando do dia-a-dia da comunidade. Muitas dessas demandas apresentadas pelos alunos já fazem parte de indicações e requerimento dos vereadores o que nos remete a reforçar ainda mais as cobranças”, afirmou Willian.
De acordo com Gabriela, pedagoga do CRAS este projeto visa desenvolver realmente a cidadania nas crianças e jovens e a importância de ser um cidadão ativo na sociedade.
Margarete Ferreira Bessa, diretora do Departamento de Gestão Social do CRAS ressaltou a importância para estas crianças em estar conhecendo de perto uma realidade que para muito está distante. “Tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina dos vereadores e também de outros setores como a própria prefeitura. Com certeza marcará a vida destas crianças esta aproximação com esta nova realidade”, afirmou Margarete.

E-mails da Câmara Municipal